Presentation

With different energies and different businesses, all NOV Ambiente & Energia’s companies share the same rigour, responsibility and transparency environments, projecting the future and relying in the experience conquered throughout the years and investing on new products and leading technological solutions.

Grupo NOV Ambiente & Energia undertakes a global mission: return nature to its original purity, by joining the preservation of natural resources with technology, in a perfect alliance between sustainable growth and development for a better and cleaner Future.
Main activity areas:

  • Renewable Energies: creation, implementation and management of projects for the production of electrical energy from renewable sources (wind, photovoltaic and tidal energy).
     
  • Water and sanitation: integrated management of supply and sanitation systems and all kinds of associated infrastructures, management of water concession contracts and operation and maintenance (O&M) contracts for urban and industrial systems.
     
  • Waste management and transportation: management and operation of landfills for urban solid waste, ordinary and inert industrial waste, sludge agricultural valorisation, composting,conditioning, collection, transportation and temporary storage of waste, sludge dehydration mobile service.
     
  • Maintenance and equipment: project and production of equipment for the environmental and agro-industrial sectors.
     
  • Environmental consulting: preparation of environmental studies and projects in the areas of waste, water supply and reuse, sanitation, among others.

​Grupo NOV Ambiente & Energia has been investing on innovation, with the presentation of several applications to research and tecnological development projects within the PO CI, leading partnerships with private entities and polytechnic/university entities. By fostering a reliable relationship with public and private customers, this sector intends to be a reference in environment preservation and an incentive to Circular Economy and Innovation.

Companies

Abrantaqua

A Abrantaqua, empresa participada pela Lena Ambiente, é a concessionária do serviço de águas residuais do Município de Abrantes.

O contrato de concessão foi iniciado em 2008 e tem a duração de 30 anos.

O âmbito da concessão assume as vertentes de operação, manutenção, conservação e reabilitação de infraestruturas, bem como a execução de sistemas de drenagem e tratamento para o objetivo de servir 93% da população do concelho, que possui um total 39 325 habitantes.

As infraestruturas de saneamento geridas incluem atualmente cerca de 25 000 ramais de ligação, 265 km de coletor de águas residuais, 50 km de coletor de águas pluviais, 35 estações elevatórias e 27 estações de tratamento de águas residuais, incluindo a gestão e operação de uma estação anaeróbia de tratamento de lamas na ETAR de Abrantes, com reutilização do biogás produzido.

Bioenergias

Fundada em 2009, a S.S. Bioenergias, S.A., incorporada na Lena Ambiente, S.A. do Grupo NOV, tem como principal atividade a valorização de resíduos pecuários, agrícolas e industriais, bem como a produção de fertilizantes agrícolas, dando resposta às necessidades de escoamento de lamas de ETAR, tanto industriais como urbanas, ajudando os seus parceiros agricultores na rentabilização dos fatores produtivos, assegurando sempre a salvaguarda dos recursos naturais.

Nos termos do Decreto-Lei n.º 276/2009, a Bioenergias está autorizada a exercer a atividade de utilização agrícola de lamas de depuração.

Possui licenciamento para armazenamento temporário de resíduos no parque da Figueira da Foz.

A Bioenergias está igualmente empenhada na investigação e desenvolvimento de novas soluções para o sector onde opera.

Através dos seus parceiros, a Bioenergias tem capacidade para responder à necessidade de recolha e transporte rodoviário de resíduos não perigosos, oferecendo um leque de viaturas devidamente adaptadas com os mecanismos necessários (polibenne e multibenne), assim como colaboradores devidamente formados.

Cartágua

A Cartágua – Águas do Cartaxo, S.A., é uma empresa participada pela Lena Ambiente, responsável pela gestão dos serviços públicos municipais de abastecimento e saneamento do Município do Cartaxo.

O contrato de concessão teve início em 2010 e prolonga-se por um período de 35 anos.
A Cartágua gere aproximadamente 13 000 contratos do serviço de água e saneamento, no universo de 24 458 habitantes residentes no município.

A empresa realiza a manutenção da rede de abastecimento num comprimento aproximado de 235 km de condutas e os seus ramais associados, que servem cerca de 80% dos alojamentos do concelho. A rede de saneamento, com um comprimento aproximado de 130 km de coletores, está atualmente acessível a cerca de 70% dos alojamentos.

Detém como infraestruturas principais do sistema de abastecimento 5 furos de captação de água, 15 depósitos para armazenamento de água potável e recebe água em 2 pontos da EPAL.

No sistema de saneamento gere 4 estações de tratamento de água residuais e 11 estações elevatórias.

Eneólica, S.A.

A atividade da Eneólica passa pela criação, implementação e gestão de projetos de produção de energia elétrica a partir de fontes de energia renováveis, com recurso a tecnologias vanguardistas e inovadoras.

Converter, através de avançados processos tecnológicos, o potencial energético do vento, das marés, dos cursos de água, do sol ou ainda dos subprodutos orgânicos das várias atividades humanas e agropecuárias em energia elétrica, a injetar na rede para consumo doméstico e industrial, é um desafio da sociedade atual no qual a Eneólica está fortemente empenhada.

Nessa procura de sustentabilidade e eficiência energética, para além do estabelecimento de sólidas parcerias, é também fulcral a forte aposta feita na inovação, com vista não só ao aperfeiçoamento tecnológico de processos já existentes, mas também ao desenvolvimento de sistemas que permitam o aproveitamento de novas fontes de energia renovável.

GESAMB

A GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, foi criada pela Associação de Municípios do Distrito de Évora, é uma empresa intermunicipal de capitais maioritariamente públicos com personalidade juridica e dotada de autonomia financeira e patrimonial.

O capital estatutário da GESAMB é fixado em 1 milhão de euros, com 60% da Associação de Municípios do Distrito de Évora (atual CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central) e 40 % da empresa Lena Ambiente.

A GESAMB, é a empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora (SIRU), que integra os municípios de Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa, que produzem cerca de 76 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, por ano. Detém um aterro sanitário, sete ecocentros, quatro estações de transferência, uma unidade de triagem, uma unidade de tratamento mecânico e biológico e uma unidade de produção de CDR.

A sua área de intervenção corresponde a 6,9 % da área total do país, abrangendo cerca de 157.351 habitantes (12 Municípios), e procede ao tratamento e valorização de 1,6 % do lixo doméstico produzido em Portugal.

A GESAMB tem sede no Aterro Sanitário Intermunicipal, na Estrada Nacional n.º 380 (Évora - Alcáçovas), ao quilómetro 89,9. 

Lena Ambiente, S.A.

Tendo começado a operar na gestão e exploração de aterros sanitários de associações de municípios, nomeadamente através da recolha e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), a Lena Ambiente tem vindo a diversificar as suas áreas de atuação, dando assim resposta às necessidades e expectativas dos seus clientes em matéria de proteção ambiental e saúde pública.

A Lena Ambiente conta já com mais de vinte anos de experiência na Gestão de Sistemas de RSU, tendo sido uma das primeiras empresas em Portugal a fazer uma Gestão Integrada de Resíduos, desde o seu acondicionamento e transporte até à receção, deposição e tratamento em aterro.

Estas competências, construídas a partir dos Resíduos Sólidos Urbanos, foram alargadas aos Resíduos Industriais Banais (não perigosos).

Através de contratos de operação e manutenção, posteriormente também com contratos de concessão, houve uma aposta nos serviços associados aos sistemas de distribuição de água e de tratamento de águas residuais.

Esta aposta fortaleceu as competências técnicas e de gestão das equipas associadas.

Hoje, a Lena Ambiente garante em todo o país o funcionamento de complexos sistemas de drenagem e tratamento de efluentes, nomeadamente através da sua participação nas concessões dos Municípios de Abrantes e do Cartaxo.

 

A atividade da Lena Ambiente compreende intervenções em áreas como:

  • Gestão Integrada e Valorização de Resíduos
    • Gestão e Exploração de Aterros e Estações de Transferência;
    • Aluguer de Contentores;
    • Transporte e Recolha de Resíduos;
    • Recolha Seletiva;
    • Gestão de Lamas;
    • Caracterização de Resíduos;
  • Gestão e Exploração de Infraestruturas ao nível de redes de Abastecimento, Drenagem e Tratamento de Águas Residuais e de Consumo;
  • Fornecimento de soluções de tratamento de águas;
  • Prestação de serviços de metalomecânica e manutenção ambiental;
  • Monitorização Ambiental e Acompanhamento de Impactes Ambientais;
  • Consultoria na Área da Qualidade, Ambiente e Segurança.

Resilei

Resilei - Tratamento de Resíduos Industriais, S.A.

A RESILEI - TRATAMENTOS DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS, SA é a empresa responsável pela gestão do segundo aterro de Resíduos Não Perigosos a entrar em exploração em Portugal, tendo iniciado atividade em outubro de 2002.

Localizado na freguesia de Maceira, concelho de Leiria, o aterro da Resilei conta com uma equipa técnica altamente qualificada e empenhada em desenvolver a sua atividade no mais rigoroso cumprimento das boas práticas ambientais e imperativos legais.

Através do tratamento e reciclagem de Resíduos Não Perigosos, a Resilei contribui para uma missão mais global que passa pela construção de um futuro sustentável para as gerações vindouras.

A Resilei é participada pela SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A. e pela Lena Ambiente – Gestão de Resíduos, S.A., destacando-se pela sua gestão rigorosa e experiência de várias décadas, sendo uma referência a nível nacional.

Treciver, S.A.

A Treciver - Gestão Ambiental, S.A., com gestão integrada na Lena Ambiente, tem-se afirmado como uma marca de referência nos seguintes sectores:

  • Acondicionamento de Resíduos;
  • Transporte de Resíduos;
  • Tratamento de Resíduos;
  • Gestão Global de Resíduos;
  • Aluguer de contentores.

Quality & Environment

Despite its different activities, the mission of the Environment and Energy Unit of NOV Group is global: restore nature to its original purity, joining the conservation of our nature resources to technology, in a perfect alliance between sustainable growth and long-term development.

The bet on the most advanced technologies to promote the conservation of natural resources is the expression of the perfect alliance between sustainable growth and long-term development. The mission is more to preserve the environment than to develop its activity.
The intention is to provide benchmark services at national and international level, ensuring the satisfaction of the stakeholders and the establishment of long-lasting relationships with them.

The Group’s policies and processes are designed to prevent pollution resulting from its activities and to make efficient use of raw materials, energy and natural resources. In order to do this, the best available technologies are adopted, promoting reuse and recycling and constantly monitoring the environmental impact of the activities.

This diligent effort to comply with the legal and other environmental requirements applicable to the activities is evident in all the companies who are working in the water, waste and energy sectors.

A Quality Management System was developed and implemented in conformity with the NP EN ISO 9001:2000 and NP EN ISO 14001:2004 standards, its effectiveness being continually improved through the employees’ engagement.

The close ties with the stakeholders and their input vis-à-vis the policies and processes are key drivers of the Group’s success.

This commitment to sustainability is reflected by the competitiveness of the Environment and Energy Unit of NOV Group, the profitability of its projects and the continuous improvement of its management system.

Portfolio

×
load more info ...
There is no further information

Contacts

Headquarters:
Rua de Tomar, nº 80 - Quinta da Sardinha
2495-185 Santa Catarina da Serra
Leiria - PORTUGAL

gps 39° 41' 5.50'' N, -8° 40' 9.10'' W
Tel (+351) 244 749 100
Fax (+351) 244 749 110
Email: geral@lenambiente.pt

CONTACT FORM