Jantar Conferência do Região de Leiria

News date: 3 January 2020

O jantar-conferência do Região de Leiria, subordinado ao tema “A Hora dos Empreendedores”, aconteceu no passado dia 28 de novembro e juntou cerca de três centenas de pessoas no espaço FF Challenge Building em Leiria.

Para além de diversos empresários e decisores, o evento contou com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que falou sobre a “luz ao fundo do túnel” da crise económico-financeira encontrada no mercado externo por Portugal que tem resultado do “trabalho dos empresários, independentemente dos titulares de cargos públicos” que agora enfrentam “a parte mais difícil do caminho” para atingir os 50% de Produto Interno Bruto (PIB) em valor de exportações.

O jantar-conferência foi especialmente dedicado ao papel dos empresários na economia da Região, com entrega dos Troféus Região de Leiria 2019. O destaque, que em anos anteriores remetia para a indústria dos moldes, evocou este ano a indústria da pedra, sublinhando a inovação e a arte de empreender. Por isso, o troféu este ano foi substituído por uma peça feita pela Marfilpe, que evoca a indústria da pedra.

Foram entregues três troféus principais. O Troféu Carreira 2019 foi atribuído a Joaquim Emídio Faria, de 94 anos, que em 1948 adquiriu a Sociedade Industrial da Várzea (Sival), mantendo-a até hoje na família. O Troféu Turismo foi entregue ao Luz Charming Houses, situado em Moimento, Fátima, e foi recebido por Ana Alves e Pedro Silva, fundadores do projeto. O empresário Ricardo Jorge, administrador da Filstone, recebeu o Troféu Exportação.