Inovação na indústria da construção com o Grupo NOV

News date: 19 June 2020

Destacam-se como alguns dos produtos inovadores o B.Lumen, um betão fotoluminescente, o BetDren®, um betão drenante, desenvolvidos pela Lenobetão, ou o SVPlas, sinais rodoviários verticais de nova geração, desenvolvido pela Ecopaint.

O Grupo NOV, grupo empresarial com atividade em sete setores principais – Ambiente & Energia, Automóveis, Comunicação, Engenharia & Construção, Imobiliário, Indústria e Turismo – e presença internacional em mais de uma dezena de mercados, criou em 2016 o GDI (Gabinete de Desenvolvimento e Inovação) para potenciar a inovação de forma transversal a todas as atividades, com parcerias privilegiadas com diversas entidades e instituições de ensino superior.

Entre os setores mais inovadores encontra-se o Grupo NOV Indústria, do qual fazem parte empresas como a Lenobetão, a Lena Agregados, a Ecopaint, a Viamarca e a Equimetra, tendo já sido apresentados vários produtos inovadores e patenteados alguns.

A Lenobetão, uma empresa que se dedica ao fabrico e fornecimento de betão pronto, na área da construção, tem vindo a apostar fortemente nas obras de requalificação, que se têm assumido como relevantes no desenvolvimento da sustentabilidade económica da construção a nível nacional.

Para isso, a empresa tem procurado manter-se na dianteira de diversos produtos inovadores. Um desses exemplos é o betão fotoluminescente, designado de B.Lumen, que foi desenvolvido pela Lenobetão através da incorporação dos agregados Lumintech. É um produto que consiste em pavimentos em betão únicos pela incorporação de agregados com propriedades fotoluminescentes e com elevado valor estético. As suas propriedades fotoluminescentes permitem a emissão de luz na ausência de fontes de iluminação, ou seja, durante o dia o pavimento tem a aparência do betão comum e durante a noite manifesta a emissão de luz com base no padrão e cores dos agregados fotoluminescentes incorporados.

Atualmente, a Lenobetão encontra-se a executar uma obra com recurso a este produto, na zona de Fátima, com betão C25/30 X0 CL0,4 D06 S3 em que são utilizados agregados de basalto na composição, o betão é aplicado numa zona com pouca luz para que o agregado possa destacar as suas propriedades. Após aplicação do betão, foram aplicadas partículas de agregado fotoluminescente, de seguida o betão foi novamente réguado, desativado e posteriormente lavado.

Esta solução, amiga do ambiente, adiciona brilho às superfícies de betão no escuro. Durante o dia as partículas absorvem radiação UV, para depois à noite libertarem a essa energia sob a forma de luz.

Para além deste produto, a Lenobetão propõe outros produtos inovadores como o BetDren®, um produto registado, que consiste em betão drenante ou poroso com uma elevada permeabilidade, o que lhe permite uma grande capacidade de escoamento das águas, especialmente recomendado para pavimentos, campos de ténis, passeios, ciclovias, jardins ou arranjos exteriores, espaços de decoração em cor normal ou colorida.

Outra das empresas mais inovadores do Grupo NOV Indústria é a Ecopaint, proprietária das marcas Profitinta e Roadpaint. Esta empresa está certificada em IDI – Investigação, Desenvolvimento e Inovação desde 2018, e tem neste momento diversos produtos inovadores desenvolvidos ou em desenvolvimento. Especial destaque para os sinais SVPlas, sinais rodoviários verticais de nova geração que se destacam pelas características inovadoras, como a fotoluminescência e por darem resposta aos desafios inerentes à manutenção de sinais nas zonas costeiras e nas regiões altas. Estes sinais não sofrem corrosão, sendo resistentes a ambientes ácidos, salinos, húmidos e frios. Têm baixo peso e elevada flexibilidade, oferecendo claras vantagens no âmbito da segurança.

O Grupo NOV tem atualmente mais de 33 projetos inovadores desenvolvidos em cooperação, 16 dos quais já concluídos, nas diversas áreas de negócio a que se dedica; seis destes projetos são produtos já implementados no mercado nacional.